Friday, November 06, 2009

 
Publicidade e celebridades: qual a influência dos famosos sobre o preço dos produtos?

Para uma empresa, usar pessoas famosas em uma campanha de publicidade traz muitas vantagens, desde a associação dos valores que representa uma pessoa conhecida do público como marca até o reconhecimento mais rápido do produto anunciado. Contudo, até o momento, era difícil calcular o retorno do investimento em um rosto conhecido. Uma pesquisa feita por Ana Rumschisky, professora de marketing da Escola de Negócios IE, mostrou que a utilização de celebridades em anúncios tem relação direta sobre o retorno do investimento feito. Entre outras razões, porque o público está disposto a pagar até 20% a mais por um mesmo item em função de quem o anuncia.

Para realizar a pesquisa intitulada “O valor da utilização de personagens famosos na comunicação publicitária: uma análise quantitativa de preços de um produto da moda”, Rumschisky escolheu um relógio de pulso de uma marca de prestígio internacional e criou um anúncio publicitário com dois modelos: um anônimo e outro conhecido. Dos 513 universitários espanhóis, de 18 a 25 anos, escolhidos para participar da pesquisa, metade viu o anúncio apresentado pelo personagem anônimo; a outra metade assistiu à peça apresentada por um rosto conhecido. O personagem famoso escolhido para o anúncio foi Jesús Vázquez, um apresentador de televisão muito conhecido na Espanha e que faz grande sucesso entre os jovens do país.

Fonte:Universia Knowledge@Wharton

Comments:
Posso? Olá, Professora ROSA.

Realmente este artigo dá indicação do R.O.I. que se pode obter neste tipo de acção. Fica no entanto em aberto: e se a "vedeta" cai em "desgraça"? Ficamos pela publicidade junto de vedetas em áreas menos sensíveis: ténis? F1? surf? Golf? Já reparou que as "caras" se têm mantido ao longo de vários anos? Isso é que é Return of investiment!
Boa noite.
 
Bonjorno, ipammp.blogspot.com!
[url=http://viagragent.pun.pl/ ]Compra viagra [/url] [url=http://cialishols.pun.pl/ ]Compra cialis in Italia[/url] [url=http://viagratetb.pun.pl/ ]Acquistare viagra online[/url] [url=http://cialisiall.pun.pl/ ]Acquisto cialis in Italia[/url] [url=http://viagraradj.pun.pl/ ]Acquisto viagra in Italia[/url] [url=http://cialisantr.pun.pl/ ]Comprare cialis online[/url]
 
Ola, na minha opinião acho que o facto de utilizar caras conhecidas para publicitar algum produto, já não tem grande impacto, porque, as pessoas cada vez mais preocupam-se com o budget e com a utilidade que o produto oferece. No entanto há um grande número de consumidores que se deixam convencer pela "cara famosa" na sua caixa mágica, mas não considero que seja significativo para grandes massas de consumidores, sim para nichos de mercado.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?