Monday, October 12, 2009

 

Chegando mais perto do cliente: estratégias qualitativas e quantitativas

Depois de adaptar a tecnologia da informação, para que por meio dela pudessem desenvolver métodos de pesquisa ainda mais sofisticados, os profissionais de marketing dedicam-se agora a um outro tipo de análise, mais qualitativa, mais humana, buscando sondar por seu intermédio, e com maior profundidade, as mentes e corações dos consumidores. Nas palavras de um professor de marketing da Wharton: “Podemos facilmente transferir para um microchip o pedido de um cliente; contudo, saber que coisa é capaz de tirá-lo da indiferença é algo que ainda nos escapa”. Em sua opinião, e na opinião de outros estudiosos, as empresas devem recorrer a métodos qualitativos — tais como a prospecção de dados — como também a métodos quantitativos, que vão desde “bancos conceituais” e “comunidades de marca” até a conselhos consultivos, tendo sempre em mente o custo-benefício destas estratégias variadas.

Fonte: Universia, publicado em: 19/05/2004

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