Monday, November 27, 2006

 
TÉCNICAS DE MARKETING
"Mas o marketing é também um conjunto de técnicas, e se podemos acreditar em alguns autores, uma verdadeira ciência ao serviço desta atitude mental.
A utilização, pelo marketing, de técnicas avançadas e de métodos científicos é um fenómeno relativamente recente. Até próximo da Segunda Guerra Mundial, o marketing era uma disciplina muito empírica. A preocupação de racionalidade e dos métodos científicos que tinha já penetrado largamente os domínios da produção e da organização estava ainda ausente das actividades comerciais das empresas: a venda, a distribuição e a publicidade eram consideradas como instrumentos exclusivamente assentes nos dons naturais e na experiência prática.Desde há alguns decénios, o desenvolvimento das ciências humanas, da ciência económica, os progressos da estatística e sobretudo o aparecimento dos computadores permitiram ao marketing passar, a pouco e pouco, do estádio artesanal e empírico ao estádio técnico e científico.
Primeiro anúncio publicado em Portugal pela Coca-Cola
Fernando Pessoa redigiu o primeiro slogan da Coca-Cola em Portugal. O poeta era, nessa altura, copywriter da agência de publicidade Hora. O slogan - "primeiro estranha-se depois entranha-se" foi proibido pelo regime, assim como a bebida, devido à conotação da cocaína.Só muito mais tarde, em 1975, a Coca-Cola foi lançada em Portugal. "

Artigo completo em

http://www.qualidadeonline.com/jornal/centros/marketing20.htm

Comments:
Aqui temos um exemplo de que quando se entra num mercado internacional é necessário efectuar um estudo desse mercado e da cultura desse país...
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?