Friday, November 03, 2006

 
Ciências Exactas Infância
Jorge Buescu apresenta “Brincar com a Matemática”
Joana Vidigal Leal, 31/10/2006, 18:16
Matemática é uma coisa séria, mas isso não impede que se brinque com ela, sobretudo quando se é jovem. É isso o que propõe o livro Ciência a Brincar: Descobre a Matemática, de Carlota Simões, que será apresentado na próxima sexta-feira, dia 3 de Novembro, na Livraria Almedina do Atrium Saldanha, em Lisboa.
A apresentação está inserida no Ciclo Pedagogia Educação, organizado pela pedagoga Luísa Araújo e pela Livraria Almedina, e conta com a apresentação do matemático Jorge Buescu – professor do Instituto Superior Técnico, e autor de livros de divulgação como O Mistério do Bilhete de Identidade e Outras Histórias e Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Matemática, o livro apresenta actividades lúdicas de cariz matemático. Todas têm como ponto de partida uma pequena história, que conduz a um problema matemático e que motiva uma experiência lúdica na área da matemática. Foram testadas por um grupo de crianças de cinco anos e outro de alunos do 2º ano do 1º ciclo, e adaptadas de acordo com as suas reacções. Para realizá-las, são necessários apenas materiais comuns dentro da sala de aulas, como lápis, papel, cartolina, tesoura, além dos moldes contidos no próprio livro, que podem facilmente ser fotocopiados.
Ciência a Brincar: Descobre a Matemática é de autoria de Carlota Simões, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e directora adjunta da Gazeta de Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Trata-se de uma publicação SPM/Bizâncio, e é quinto volume da colecção Ciência a Brincar.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?